terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Minnie and Moskowitz

Um filme de Cassavetes do ano de 1971. Cheio de diálogos inteligentes, ou a roçar o paranóico. O histerismo das personagem tornam o filme dinâmico e as quebras repentinas de planos deixam a questão temporal sempre em aberto. Só posso dizer que com os homens que aparecem por ali, Moskowitz parece o principe perfeito, qual Clark Gable.

Fica uma das cenas que mais gostei do filme. [e para a Andreia, os planos =) ]


"-Florence... Ainda és romântica?
- Claro que sou!
- Nunca sei se quando as pessoas chegam à tua idade, se ainda sentem verdadeira necessidade de serem amadas.
-Claro que sinto!
- E ainda fazes?
- Sim.
- Desculpa é uma pergunta horrível, mas eu... Queria mesmo saber.
... o desejo esmorece, Florence? ... Desaparece?
- às vezes. E eu sinto-me muito frustrada... e... eu não sei se é o sexo... ou se é de estar sozinha... que me deixa tão frustrada. .... depois de algum tempo deixamos de perceber.
- Comigo... cada vez me sinto mais ... percebes? ... sinto-me mais excitada...com  mais... vontade de me dar... Florence, nós sabemos que o mundo está cheio de idiotas que só pensam em comer-nos. E não me refiro apenas ao corpo. Quero dizer, querem a nossa... a nossa alma,  nosso coração, o nosso cérebro... o nosso todo. Não aguentam até o conseguirem. E quando o têm... afinal não o querem ...
- São doidos.
- Sim. Nos filmes nunca é assim. Sabes que eu acho que os filmes são uma conspiração? A sério! Eles são uma conspiração porque nos enganam!  Começam a enganar-nos em miúdos. Levam-nos a acreditar que tudo é possível. Levam-nos a acreditar em ideais... e... força e homens bons e romance ... e claro... no amor. No amor Florence.
- No amor?
- Por isso... Tu acreditas, não é! e sais em busca dele. Mesmo que não encontres continuas à procura. Arranjas um emprego, como nós. E passas o tempo a tentar compr as coisas, a tua casa e essa treta toda. E... aprendes a ser feminina... a ser feminina entre aspas... Aprendes a cozinhar... Não há nenhum Charles Boyer na minha vida , Florence. Nunca Conheci o Clark Gable e nunca conheci o Humphrey Bogart. Nunca conheci nenhum deles, sabes a que me refiro. Eles não existem, Florence! A verdade é essa! Mas os filmes enganam-nos! Enganam-nos e por muito espertos que sejamos, acreditamos. E olha que nós somos espertas, Florence! Comparadas com certas pessoas, somos génios. Não é uma loucura?
- Tem mesmo piada.
- A pessoa vai ao cinema.. e... "

3 comentários:

  1. Então, e onde está o amor?

    Tanto post apaixonado...

    ResponderEliminar
  2. AH AH AH AH !

    Não há. Eu vivo de paixões platónicas.

    ResponderEliminar
  3. adoro este filme, após ter visto a 2ª vez continuo a adorar. adoro os diálogos surreais que têm tanto de real como de loucura.

    ResponderEliminar